• Confira as delícias desta semana
  • Receitas
  • Jantar da Lua, Cursos de Culinária e Outras Delícias!

Jantar da Lua em Peixes - Sexta-feira 16/09

JANTAR DA LUA
A LUA CHEIA CHEGOU NESTA SEGUNDA E IREMOS CELEBRÁ-LA NA SEXTA-FEIRA.
ESTA É A LUA EM PEIXES E A PERGUNTA É: A VIDA É UM SONHO?
PREPAREM-SE, VAMOS DELIRAR MAIS UMA VEZ...


JANGADA DE FOLHAS COM LEGUMES E FIGOS GRELHADOS AO PERFUME DE HORTELÃ DO NORTE
 
CALDEIRADA DE RAÍZES, ERVILHAS E COGUMELOS NADANDO NO OCEANO DE ALGAS, ACOMPANHA ARROZ COM CASTANHAS E UVAS PASSAS E CROCANTES DE PEIXINHOS DA HORTA

BRIGADEIRO CREMOSO DE CAPIM SANTO SOBRE CROCANTES DE  COCO E PÉTALAS DE ROSAS

Carta aberta aos Cozinheiros de Amanhã

O grupo dos cozinheiros mais influentes da atualidade escreveu esta carta aberta, para que todos nós, cozinheiros ou não, que temos uma ligação direta e íntima com o alimento, possamos refletir sobre nosso papel para com a natureza, a sociedade, o saber e os valores.

Leiam, é lindo!!!

Carta Aberta aos Cozinheiros de Amanhã
Nestes tempos em que a sociedade está em constante evolução, nossa profissão deve responder de forma ativa a novos desafios.
A partir da diversidade existente no ofício culinário, com suas múltiplas expressões e formas de fazer, os cozinheiros estão unidos na paixão pela cozinha e entrega a um trabalho que é um meio de vida.
Entendemos a cozinha como um mundo de oportunidades, que nos permite expressarmo-nos livremente e transformar em realidade nossas inquietudes e aspirações.
Consideramos a cozinha algo mais que a resposta humana à necessidade de alimento. Para nós, é mais uma busca da felicidade, uma poderosa ferramenta de transformação que pode mudar a forma de o mundo se alimentar graças ao trabalho conjunto de cozinheiros, produtores e comensais.
Sonhamos com um futuro em que o cozinheiro e a cozinheira se comprometam, consciente e responsavelmente, com a contribuição para uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.
Como membros do Conselho Assessor Internacional do Basque Culinary Center seguimos sonhando e refletindo, a partir de nossa experiência diversificada, sobre os futuros desafios de nossa profissão. Esperamos que tais reflexões sirvam de referência e inspiração aos jovens que serão os cozinheiros de amanhã.
A vocês é dirigida esta ‘Carta Aberta aos Cozinheiros de Amanhã’, que divulgamos em Lima no dia 10 de setembro de 2011.
Com relação à natureza
‘O trabalho de vocês depende dos frutos da natureza. Assim, vocês são responsáveis por defendê-la, usando sua cozinha e sua voz como instrumento de recuperação e promoção de determinadas variedades e espécies’, assinala o primeiro ponto. Com esse alinhamento, espera-se que os novos cozinheiros promovam e pratiquem, com a terra e a cozinha, um sistema de produção sustentável.
Com relação à sociedade
‘Vocês são um produto da cultura, e através dele, herdeiros de um legado de sabores, costumes gastronômicos e técnicas de cozinha.’ Este segundo ponto estimula o cozinheiro a não ser um ator passivo, mas que por meio de sua cozinha, sua ética e seus conceitos estéticos contribua para a cultura e identidade de um povo. Que se comprometa também com o desenvolvimento econômico de sua sociedade e dos produtores, criando uma cadeia produtiva que também beneficie a comunidade.
Com relação ao saber

‘Vocês têm a oportunidade de gerar novos conhecimento, seja desenvolvendo novas receitas, seja participando de projetos de pesquisa profunda. E, assim como se beneficiaram das lições de outros, têm a responsabilidade de compartilhar o que aprenderam’, assinala o terceiro ponto.
Com relação aos valores
‘Vivemos num tempo em que a cozinha pode ser uma bela forma de autorrealização. A cozinha é hoje um campo de evolução constante no qual intervêm disciplinas múltiplas. Por isso, é importante que vocês encarem suas inquietudes, sentimentos e sonhos com autenticidade, humildade e, sobretudo, paixão.’”

Cardápio Despedida de Inverno

Esta semana estamos nos despedindo do inverno e nos preparando para receber a primavera de braços abertos! Vamos aproveitar para comer tudo aquilo que o inverno pede de mais gostoso. Para fechar esse inverno com o jeito do Zym, teremos o JANTAR da LUA, que este mês está em PEIXES, na sexta-feira e no sábado mais um Curso de Culinária, com as delícias das culinária THAILANDESA. Venham comemorar conosco a saida do inverno saboreando o melhor da culinária gourmet.


QUARTA-FEIRA


CALDINHO DE FEIJÃO

CASCA LOUCA, PURÊ CREMOSO, ARROZ INTEGRAL E VERDES AO BAFO

FAROFA DE CACAU SOBRE CREME DE CARDAMOMO

QUINTA-FEIRA


RABANETE MARINADO COM GELÉIA PICANTE

RISOTO DE ALHO-PORÓ COM LIMÃO ACOMPANHADO DE MEIA LUA DE ABÓBORA

FROZEN YOGURTE COM CALDA DE JUSSARA

SEXTA- FEIRA


SALADA COM TOMATES SECOS

ESCONDIDINHO DE CASCAS DE BANANA, ARROZ INTEGRAL E ESCAROLAS PICANTES

FRUTAS FLAMBADAS

JANTAR DA LUA

A LUA CHEIA CHEGOU NESTA SEGUNDA E IREMOS CELEBRÁ-LA NA SEXTA-FEIRA.

ESTA É A LUA EM PEIXES E A PERGUNTA É: A VIDA É UM SONHO?

PREPAREM-SE, VAMOS DELIRAR MAIS UMA VEZ...


?ui=2&ik=9f666ff032&view=att&th=1325d97546b1f8ea&attid=0.0.1&disp=emb&realattid=8bf85dfd0728c046_0.0.1&zw

JANGADA DE FOLHAS COM LEGUMES E FIGOS GRELHADOS AO PERFUME DE HORTELÃ DO NORTE

CALDEIRADA DE RAÍZES, ERVILHAS E COGUMELOS NADANDO NO OCEANO DE ALGAS, ACOMPANHA ARROZ COM CASTANHAS E UVAS PASSAS E CROCANTES DE PEIXINHOS DA HORTA


BRIGADEIRO CREMOSO DE CAPIM SANTO SOBRE CROCANTES DE COCO E PÉTALAS DE ROSAS

SÁBADO

SALADA COM FOLHAS DA HORTA AO MOLHO DE FRUTAS NATIVAS

STROGONOFFE DE COGUMELOS, PALITOS DE RAIZES E ARROZ INTEGRAL

CRUMBLE DE FRUTAS

 
Curiosidades na Cozinha © 2010 | Designed by Chica Blogger | Back to top